quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Workshop de Atuação para Cinema abre inscrições

O cineasta Dalson Carvalho ministra mais um workshop para atores. Em junho, o Workshop de Cinema Avançado para Atores capacitou uma turma de atores para trabalhos na área cinematográfica. Agora, o Workshop de Atuação para Cinema capacitará mais uma turma entre os dias 6 e 27 de outubro. As inscrições encontram-se abertas na sede da Associação Brasileira de Documentaristas – Secção Piauí, localizada na Escola Técnica de Teatro Gomes Campos.

Com o apoio da ABD-PI, Ponto de Cultura ABD/Antares, Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros e Escola Técnica de Teatro Gomes Campos; o workshop acontecerá em quatro sábados (6, 13, 20 e 27 de outubro) na Escola Técnica de Teatro, entre 8h00 e 12h30.

De acordo com o ministrante do workshop, Dalson Carvalho, as aulas servirão para que os estudantes de artes cênicas e atores aprendam truques e exercícios de libertação corporal. O foco das aulas serão com base no Método Kundalini, que, segundo Dalson, é uma receita de profunda libertação do corpo e da mente.

Outro ponto importante é que, assim como o workshop anterior, o Workshop de Atuação para Cinema também terá a produção de um filme em sua conclusão. Em junho, ao final do primeiro workshop, foi rodado o filme "Corpos Humanos" de direção e roteiro de Dalson Carvalho. O curta-metragem, que foi a primeira experiência cinematográfica da maioria dos atores envolvidos, proporcionou uma reflexão sobre os defeitos e pecados dos seres humanos, culminando em uma chocante cena de nudez coletiva.

Para o Workshop de Atuação para Cinema, o ministrante vai novamente assinar roteiro e direção do filme que concluirá o workshop. "Quem São os Mestres?" é o nome do curta que será rodado. Para esse projeto, os atores serão preparados para viver um dia inteiro na "vida" de seus personagens. E a câmera do diretor vai – de certa forma – documentar essas vidas desses personagens marginais. Ou seja, o roteiro terá transições e linhas de condução fixas, mas os atores – ou as pessoas que eles estarão vivendo é que conduzirão de fato a narrativa.

Dalson Carvalho, que propõe mais essa experimentação, diz que vai ser uma experiência inédita como profissional e ser humano para os alunos e para ele próprio. "Eu também vou fazer o workshop, também vou viver um personagem", finaliza.

Dalson Carvalho
Dalson Carvalho é formado pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, tem especialização em Fotografia e Edição. Ministrou em 2007 o Programa Intensivo de Cinema e o Workshop de Cinema Avançado para Atores.

Antes de viajar para Curitiba e São Paulo e se formar pela Academia Internacional de Cinema, Dalson Carvalho era um videomaker talentoso em Teresina. Sempre participava da programação dos Festivais de vídeo da capital. Ávido por deixar de produzir somente pequenos e amadores curtas metragens e mergulhar mais profundamente na sétima arte, Dalson viaja até o sul e especializa-se em sua paixão. Dois anos e meio depois, retorna à Teresina, formado em uma das melhores faculdades do Brasil e disposto a realizar grandes obras na terra natal.

Cineasta formado com especialização em Fotografia (aluno de Carlos Ebert, fotógrafo do clássico "O Bandido da Luz Vermelha") e Edição (Daniel Rezende, montador de "Cidade de Deus") e premiado diversas vezes durante o curso por seus roteiros cheios de simbolismo e fantasia, Dalson realizou vários curtas, nas diversas áreas cinematográficas, inclusive dois longa-metragem ("Todos os Dias" / Fotografia e "Depois de Nós" / Direção e Roteiro) que serão lançados até o final de 2007.

Nenhum comentário: