segunda-feira, 16 de julho de 2007

Piauí forma primeira turma de cinema

Começaram as gravações de cinco filmes da primeira turma do Curso Intensivo de Cinema do Piauí. O curso é uma iniciativa do núcleo de produção da Associação Brasileira de Documentaristas-PI Fotografo José Medeiros e Fundação Cultural do Piauí (Fundac), com apoio do Ministério da Cultura (MinC), através da TV Antares. O Estado tem um dos 11 núcleos espalhados pelo Brasil.

“Acredito que 2007 será o ano do cinema piauiense. A turma formada por 25 profissionais está apta a trabalhar com cinema piauiense de forma mais profissional, nos moldes do eixo Rio-São Paulo. Agora, vamos entrar na corrida cinematográfica e mostrar a nossa cara em todo o Brasil”, diz o professor do curso Dalson Oliveira.

Para Jonathan Torres, da primeira equipe que roda o filme "Dois Momentos", o curso é de extrema importância porque atende a vários jovens piauienses que são apaixonados pelo cinema. “O curso está profissionalizando todos nós. A teoria foi interessante porque introduziu conceitos e técnicas até mesmo sobre os equipamentos profissionais que já utilizávamos de forma amadora. Estou feliz de ter participado dessa turma pioneira no Piauí”, diz.

Já para o estudante Samuel Andrade, o importante no curso foi o casamento entre teoria e prática. “O mais emocionante foi produzirmos um filme, pois não vale ficar somente na teoria; a prática possibilita uma visão mais ampla do que é fazer cinema, que dá trabalho, mas é um trabalho maravilhoso”, avalia.

Para Dalson Carvalho, formado pela Academia Internacional de Cinema, em São Paulo, com especialização em fotografia e edição, "o mercado cinematográfico piauiense está aprendendo a engatinhar". Segundo ele, esse é um passo importante. "Prepara para andar com segurança para depois voar. Logo depois que aprendermos todas as regras, começaremos a criar nossa identidade e o tão sonhado cinema piauiense”, assinala.

Segunda turma de cinema começa em agosto

Em setembro, será iniciada uma segunda turma do curso de cinema intensivo II. As inscrições para o curso, que oferece 30 vagas, ocorrem em agosto, na Associação Brasileira de Documentaristas-PI.

“Acredito que o resultado desse trabalho vai fomentar e despertar o interesse de novas pessoas por cinema. Para o curso intensivo de cinema II estamos buscando novos parceiros para que o ele seja maior e melhor", revela Dalson Carvalho.

fonte: CCOM

Nenhum comentário: