segunda-feira, 26 de março de 2007

Curso Intensivo de Cinema abre inscrições

A Associação Brasileira de Documentaristas (ABD/PI), em parceria com a Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), lança o Curso Intensivo de Cinema. Em quatro meses, o curso vai introduzir os alunos ao ofício do cinema. Ministrado pelo cineasta Dalson Carvalho, o curso abrangerá todos os processos de se fazer cinema. Desde criação de roteiro, direção, filmagens, edição até captação de recursos.

As inscrições foram abertas nessa segunda-feira (26) e seguem até o dia seis de abril. Os interessados deverão ir até a sede da ABD/PI ou da Fundac e preencher a ficha de inscrição. Juntamente com a ficha, devem ser entregues em anexo o currículo completo descrevendo experiências cinematográficas e/ou outras áreas artísticas, portifólio – trabalhos em cinema, vídeo ou fotografia (qualquer formato de imagem), portifólio – outras áreas artísticas (poesia, música, artes plásticas, etc.), e a resposta de no máximo dez linhas da seguinte pergunta: “Porque Cinema?”. Qualquer um pode se inscrever, com experiência em audiovisual ou não.

Uma comissão escolhida pela ABD/PI fará a seleção de trinta pessoas para compor a turma do Curso Intensivo de Cinema. As aulas terão início no dia nove de abril de 2007 e acontecerão na sede da ABD-PI situada na Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos, rua Jonathas Batista, n° 841, Centro Norte próximo ao estádio Lindolfo Monteiro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h00 às 21h00.

Os alunos selecionados contribuirão com apenas R$ 20,00 por mês para o caixa da produção dos filmes de conclusão do curso. Ao fim do curso, os alunos sairão com seu vídeo de cinco minutos e o certificado do curso. E, mais importante ainda, sairá apto para trabalhar em produções audiovisuais com nível profissional.

Os melhores alunos ainda terão um estágio especial como brinde. O cineasta Dalson Carvalho escolherá quem se destacou no curso para trabalhar em seu filme, “O Messias e o Narrador”, que será filmado ainda este ano.

Dalson Carvalho

Dalson Carvalho é formado pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, tem especialização em Fotografia e Edição.

Antes de viajar para Curitiba e São Paulo e se formar pela Academia Internacional de Cinema, Dalson Carvalho era um videomaker talentoso em Teresina. Sempre participava da programação dos Festivais de vídeo da capital. Ávido por deixar de produzir somente pequenos e amadores curtas metragens e mergulhar mais profundamente na sétima arte, Dalson viaja até o sul e especializa-se em sua paixão. Dois anos e meio depois, retorna à Teresina, formado em uma das melhores faculdades do Brasil e disposto a realizar grandes obras na terra natal.

Cineasta formado com especialização em Fotografia (aluno de Carlos Ebert, fotógrafo do clássico “O Bandido da Luz Vermelha”) e Edição (Daniel Rezende, montador de “Cidade de Deus”) e premiado diversas vezes durante o curso por seus roteiros cheios de simbolismo e fantasia, Dalson realizou vários curtas, nas diversas áreas cinematográficas, inclusive dois longa-metragem (“Todos os Dias” / Fotografia e “Depois de Nós” / Direção e Roteiro) que serão lançados até o final de 2007.

Mais informações:

DALSON CARVALHO
dalson.carvalho@gmail.com
(086) 9431-3518

BERNARDO AURÉLIO
bernardohq@hotmail.com
(086) 99761586 / 32341333

Um comentário:

Anônimo disse...

- uma grande iniciativa.